quinta-feira, 12 de março de 2009

Chegando nas características atuais




-Em 1865, o francês Pierre Lallement, construtor de carruagens, tirou a primeira patente norte-americana para uma bicicleta de pedal, colocando engrenagens e pedais na roda dianteira do veículo, sendo a roda motriz dianteira maior que a traseira, batizando o de Velocípede ( figura 1 ). Com a adição de metais na sua estrutura e freios de tipos diferentes, o velocípede tornou-se elegante e desejado, mas como o protótipo era avançado para a época, seus aros rígidos nas ruas inglesas de paralelepípedo fizeram com que apelidassem o velocípede como “boneshaker”, que significa chacoalhador de ossos.
Este veículo marca uma significativa mudança neste filão de mercado, sendo necessário à adição de mais tecnologias para o aperfeiçoamento, conduzindo então à bicicleta moderna.

- Em 1880, Starley desenhou um novo modelo que utilizava corrente para transmitir o movimento à roda traseira, utilizando-se da idéia de 400 anos atrás, de Leonardo Da Vinci. Com sua morte, seu neto aperfeiçoou seu desenho e fez a Rover ( figura 2 ), bicicleta em que as duas rodas tem o mesmo tamanho e possui uma geometria segura. Fabricada pela Starley & Sutton a partir de 1885, a Rover é algo que existe de mais próximo das bicicletas atuais, dando base a sua construção.

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